ATIVIDADE VOLTA ÀS AULAS: QUEM SOU EU?

 Os primeiros dias de aula são fundamentais para que o professor possa conhecer seus alunos e vice-versa. Nesse primeiro momento, as crianças estão bem empolgadas, cheias de novidades e saudade da interação com os colegas. Logo é necessário planejar atividades mais lúdicas e divertidas.

Uma das primeiras coisas são as dinâmicas para quebrar o gelo e todos se conhecerem. Aqui no blog tem algumas sugestões. (DINÂMICAS). Com as turmas que já estão alfabetizadas ou em processo, você pode propor atividades escritas.

 


A atividade “Quem sou eu?” é feita para que os alunos possam se conhecer através de 5 fatos sobre cada um. A primeira etapa da atividade é desenhar e colorir com suas características. Depois no espaço destinado a escrita dos fatos, a criança escreverá algumas informações sobre ela. Você pode deixar algumas sugestões no quadro, uma lista de fatos que eles podem escrever. Isso irá ajudar bastante se a turma ainda não está completamente alfabetizada.

A folha dos fatos deve ser recorta, dobrada e colada no espaço ao lado do desenho. Só depois a criança escreverá as informações.



Quando todos já tiverem concluído as atividades, a professora pode recolher e ir apresentando cada um para que os colegas possam adivinhar quem é. Aproveite essa atividade para colar em um mural ou na parede da sala para que eles possam explorar depois.

DE PROF PARA PROF

Aproveite atividades como essa, feitas logo nos primeiros dias, para já observar o desenvolvimento e o nível de cada aluno. Faça algumas anotações, bem simples, sobre suas observações. Isso irá te ajudar na elaboração das suas ações para o ano.

Para baixar o arquivo clique aqui. Uma sugestão é imprimir a folha dos fatos em papel colorido. 


VEJA MAIS:







 

0 Comentários