PAINEL DIVERSIDADE - RESPEITO ÀS DIFERENÇAS



Esse ano a Mostra Cultural da minha escola teve como tema gerador a diversidade e respeito às diferenças. O primeiro passo para desenvolver esse tema com minha turma, foi selecionar algumas obras literárias.

LIVROS QUE ABORDAM O TEMA DE RESPEITO ÀS 

DIFERENÇAS



POR UM MUNDO MAIS BACANA – Lucia Reis
LÁPIS COR DE PELE -  Daniela de Brito
UMA ESCOLA LUNÁTICA -  Lulu Lima
O PAVÃO DO ABRE E FECHA – Ana Maria Machado
O PEQUENO REI E O PARQUE REAL – José Roberto Torero


AUTORRETRATO

O foco do trabalho no primeiro momento, foi que as crianças percebessem e valorizassem suas características pessoais. Para isso usei o livro “Lápis cor de pele”, conversamos sobre o lápis que representava de fato a cor de pele. A partir dessa conversa, as crianças produziram seu autorretrato.

1º passo – Disponibilizei diferentes tons de pele para que eles pintassem o autorretrato. Fiz misturas com as tintas branca, marrom, amarela e salmão. Risquei a silhueta numa cartolina branca e eles desenharam o formato da boca e as orelhas.



2º passo -  Depois de seco, recortei e colei em uma folha de cartolina colorida. Eles ficaram à vontade para escolher o material que mais representava seus cabelos. Usei lã, papel crepom (eles fizeram bolinhas) e papel recortado em tiras bem finas.


3º passo – Para o nariz, usamos papel machê e pintamos após seco com a tinta guache.




4º passo – Finalizando, eles fizeram o olho e a blusa. Depois colaram as letras formando o nome.










PAINEL PANORÂMICO

Esse painel de fotos panorâmico ficou incrível. Apesar do efeito parecer que é uma foto única, na verdade, são várias fotos. Tirei as fotos em duplas ou trios. Imprimi em papel comum, mas no tamanho A3. Depois recortei todo o fundo da foto e colei em uma cartolina amarela juntando as fotos.



#SELFDAAMIZADE

Com as outras histórias, conversamos sobre o respeito às diferenças e o valor da amizade. E para valorizar isso, nos momentos mais livres deixei meu celular para que eles tirassem self com os melhores amigos (claro que com supervisão rs). Depois eles escreveram as legendas das fotos.



OUTRAS INSPIRAÇÕES

A professora Amanda fez uma ação muito legal inspirada no SETEMBRO AMARELO. Uma delas foi o ABRAÇO GRÁTIS, com uma "blusa tripla" e mãos gigantes feitas de EVA, as crianças andaram pela escola distribuindo abraços.




Outra ação foi a distribuição de mensagens de empoderamento e motivacionais. Para isso, as crianças usaram esses aventais feitos de EVA. 


MOLDE DO AUTORRETRATO


molde em pdf > clique aqui



JÁ ME SEGUE NO INSTAGRAM?

@CRIARRECRIARENSINAR

4 Comentários

  1. EU AMEI!!!
    PARABÉNS PELO TRABALHO!
    Sou sua seguidora como @profapaixonada
    dá uma olhadinha lá

    ResponderExcluir
  2. Que lindo trabalho!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI ESSE TRABALHO MARAVILHOS - Painel Diversidade - Respeito às Diferenças. Também gostei das indicações literárias.
    Lenir

    ResponderExcluir