SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PAVÃO DO ABRE E FECHA



Material produzido pela @professoralela

Ana Maria Machado é certamente uma das principais escritoras de literatura infantil no Brasil, foi a primeira desse gênero a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Esse ano foi homenageada na décima nona edição da Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Tem mais cem livros publicados no Brasil e eu tenho que confessar que é uma das minhas autoras preferidas, tenho várias obras delas.
     Escolhi fazer uma sequência didática da obra “ O pavão do abre e fecha”, que apesar de ser um livro publicado pela primeira vez em 1985, traz temas muito atuais e pertinentes a vida moderna, como a autoestima, aparência e a importância de termos pontos de vista diferentes. Esse livro faz parte de uma coleção chamada “Barquinho de Papel”, juntamente com outras obras bastante conhecidas como: “Menina bonita do laço de fita”, “Quem me dera”, “Quenco, o Pato”, “Menina que fazia barquinhos de papel”, dentre outras.
     Trabalhando de forma interdisciplinar, esta sequência traz, além da interpretação do texto, diferentes gêneros textuais, como resenha, texto informativo e biografia, assim como, algumas produções textuais de gêneros diversos, como: lista de palavras, onde também se trabalha rimas, ficha do animal, juntamente com ciências naturais, além da matemática com unidades de medida e língua portuguesa com sons nasais – emprego do til e adjetivos.
     Se você não conhece esse livro, aconselho que procure por ele, leia e se apaixone! Ele tem uma linguagem bem acessível e essa nova versão está uma graça! Ótimo investimento.



TODA A SEQUÊNCIA ESTÁ DISPONÍVEL NO BLOG DA PROFESSORA LELA

https://professora-lela.blogspot.com/2020/02/ana-maria-machado-e-certamente-uma-das.html


0 Comentários