PROJETO DE LEITURA: CIRANDA DO LIVRO




por Professora Rafaela (@criarrecriarensinar)

PROJETO DE LEITURA: CIRANDA DO LIVRO

Muitos conhecem como Maleta Viajante esse projeto de leitura. Estimular a leitura é essencial na vida escolar de uma criança e isso vem antes mesmo do processo de alfabetização sistemático. A criança deve desde cedo manusear livros e ouvir histórias, isso influenciará na maneira com que ela lida com a leitura na vida. O projeto "Ciranda do Livro" tem como objetivo estimular e incentivar a leitura em família.

O primeiro passo da ciranda é selecionar os livros. Faço essa seleção de acordo com o número de alunos, ou seja, 25 alunos > 25 livros. Ao selecionar é importante avaliar a faixa etária e o nível de aquisição da leitura. Para a turma de 1º ano, por exemplo, procuro livros com texto mais curtos e letra bastão. 

Cada aluno tem uma sacolinha contendo uma pasta onde ficam as atividades e o livro. Diferente de alguns projetos de leitura, onde apenas um aluno leva o livro, nesse projeto todos levam um livro. O dia escolhido foi a sexta-feira, assim a criança pode usufruir do livro durante o final de semana e devolve na segunda-feira. Isso acontecerá toda sexta, deixo que eles escolham os livros que queiram levar. 

O livro acompanha uma atividade, onde a criança irá responder algumas perguntas sobre a leitura. Fiz duas versões: uma onde ela tem apenas que fazer um desenho sobre a história e outra onde ela escreve e desenha. 

No final da página da atividade, a professora que preenche: se o aluno trouxe o livro no dia adequado, se foi cuidadoso com o material e se fez a atividade com capricho. 

Na agenda das criança enviei um bilhete explicando a importância da participação da família e suas tarefas. 

Você pode fazer adaptações conforme a sua realidade. Caso não seja possível adquirir as sacolinhas ou as pastas, você pode colar a atividade no caderno e enviar o livro na mochila mesmo. 







ARQUIVO EM PDF >>> CLIQUE AQUI

8 Comentários

  1. Adorei a ideia! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Numa das escolas que trabalho já realizamos um projeto de leitura parecido no qual todos os alunos levam um livro para ler com a família no fim de semana. Mas, não adotamos ficha de leitura. Sua dica é muito legal, pois, apresenta o um preenchimento simples e facilita o acompanhamento por parte do professor. Vou adaptar à realidade de minha turma e levar sua ideia para toda escola. Parabéns! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Show! Gosto muito de trabalhar com suas atividades!

    ResponderExcluir
  4. Amei! 👏👏👏👏👏
    Na minha escola eu faço "A hora do reconto". Todos fazem leitura na biblioteca uma vez por semana e levam um livro. E por ordem alfabética, os alunos vão recontando sua história ( um a cada semana). O restante lê em casa o livro que escolher toda semana até chegar sua vez de recontar.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS ...BELO PROJETO DE LEITURA

    ResponderExcluir
  6. Muito grata por compartilhar, vc é um ser ímpar de bondade!!!

    ResponderExcluir