DICAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO




Atividade elaborada pela Professora Marcela (Instagram @professoralela)



Vamos falar um pouco mais sobre produção de texto na alfabetização.
Como já falamos em posts anteriores, a produção textual deve ser incentivada desde o início do processo da alfabetização, começando com textos imagéticos, passando para produções simples, até podermos finalmente estruturar o texto, de acordo com os gêneros. E é exatamente aí, na estruturação do texto, que nossos alunos encontram suas maiores dificuldades, porque são muitas informações, diversos detalhes que eles precisam prestar atenção, como: ortografia, espaçamento entre as palavras, paragrafação, uso de letras maiúsculas, uso de sinais de pontuação, isso sem contar que, dependendo do gênero textual, a estrutura muda completamente. Por isso, elaborei umas dicas que auxiliam nossos pequenos na hora de produzir. São conceitos (lembretes) para colar no caderno ou em algum lugar onde eles possam sempre recorrer na hora que estiverem produzindo.
            Fiz também em formato de “checklist” que pode ser entregue a eles sempre que for solicitado uma produção, para que eles possam conferir, depois de concluído e antes de entregar.
            Não posso deixar de dizer sobre nossa prática na correção da produção textual de nossos pequenos. Muitos professores se apegam em corrigir somente ortografia, rabiscando todo texto, enfatizando o erro e desconsiderando o esforço, a linha de raciocínio, o empenho, enfim, desestimulando a criatividade da criança. Não estou dizendo que não temos que corrigir, mas podemos fazer isso de forma mais sutil. Eu por exemplo, tenho uns carimbos escrito: “escrita espontânea”, porque aí a família vai ver que eu vi e analisei, mas não fiz observações no texto. Para isso, uso uma folhinha de observações, onde marco os itens mais relevantes e assim, posso rever minhas intervenções de acordo com as necessidades da turma.
            Estou deixando disponível aqui todos esses recursos. Garanto que ajuda bastante!

TODO MATERIAL ESTÁ DISPONÍVEL NO BLOG DA PROFESSORA LELA, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

https://professora-lela.blogspot.com/2020/02/dicas-para-producao-de-texto.html

2 Comentários